sábado, 6 de novembro de 2021

Conclusão de uma etapa

E aqui estamos concluindo o primeiro quadrimestre do curso. O fim de uma primeira etapa de aprendizado e construção de conhecimentos. Tivemos contato com muitos temas e personalidades importantes para a educação de modo geral, e também grandes professores que contribuíram com nossa formação acadêmica, como futuros professores, sendo responsáveis por nos inserir e apresentar esse novo mundo.

É muito interessante ser aluno, mas estudar para estar no papel de professor. Discutir sobre o caminho e cenário da educação atual e sua história e poder ser ferramenta para transformação. Discutir sobre as fragilidades dos métodos e processos aplicados na educação, saber aponta-los, mas também discutir meios de supera-los. Foram muito certeiros todos os assuntos abordados, e de grande serventia para nossa formatação.

Fomos inseridos na universidade e não tínhamos muita consciência de como ela funcionava, então nos apresentaram as relações que a universidade tem com a sociedade, apesar desse relacionamento parecer pra quem está de fora distante, essa ligação é bem profunda e funciona como uma engrenagem, à medida que uma se move, move a outra.

E essa sinergia “invisível” nos foi exposta de maneira brilhante por meio de temas como a apresentação do modelo da Universidade Nova, que nos fez buscar quais eram as bases desse modelo, nos trouxe a consciência das transformações que a sociedade causo na universidade, devido acontecimentos históricos. O papel dela no direcionamento do acadêmico para o acolhimento das necessidades da sociedade.

Alguns velhos estigmas que continuaram se propagando com o passar dos tempos, como a questão do ensino superior ser um “benefício” de poucos, “uma classe que possuía merecimentos e aptidões para estar naquele lugar”. E logo após uma expansão do mercado na área da educação superior, promovendo maiores chances de estudantes alcançarem o curso superior e uma melhor carreira no mercado de trabalho. Porém todo esse caminho colocou em evidência problemas que acompanhavam a educação desde seu nível mais básico.

E Paulo Freire e Anísio Teixeira tiveram essa percepção, que processos e colocações estavam equivocadas, então devotaram suas vidas e modificaram essas realidades, trazendo parâmetros e exemplos, assim como fizeram esses professores nesse quadrimestre, nos trouxeram fundamentação, conhecimento, expiração e esperança para a construção de nossos caminhos na docência. Me sinto sortuda por tudo que absorvi nesse período e aguardo ansiosamente o próximo período.

Obrigada professor Joel Felipe e todos os demais professores.

1 comentário:

  1. Maria Eugênia: que prazer ter sido teu parceiro nesse primeiro quadrimestre! Ótimos estudos pela frente!

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