terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Memorial do Ateliê em modos de Inscrição e produção em Artes

 “A arte é o sentir, é o fazer sentir.

É criar o imaginável,

Sentir a alegria do realizável.

Tocar algo intocável.

Tornar algo simples em memorável

Pelo fato do feito ser apreciável.”

autoral

    Olá, sou Maria Eugênia de Souza, estou cursando Licenciatura em Artes na UFSB desde 2021. Meu interesse pelas artes se deu lá pelos 6 anos, quando ao tentar reproduzir um gibi descubro minha facilidade para desenhar. Á parti desse momento nunca mais parei. Quando criança desenhava bastantes, sempre ousava com a criatividade, mas me prendia somente aos desenhos a lápis. Conforme me desenvolvia e avançava na escola, minhas habilidades também se expandiam, trabalhava com outros materiais, como tinta, diverso papeis, eva, entre outros.

    Com as apresentações da escola outras pessoas foram tendo conhecimento de minhas habilidades, então comecei a produzir artes/artesanatos dos mais diversos possíveis, pinturas em papel, letreiros, maquetes, confecção de peças para aniversários, escolas, murais, etc. Todos esses serviços me possibilitaram progredir e me aperfeiçoar como artista. Essa caminhada e processo me estimulou a estudar, aprender novas técnicas, aprender conceitos artísticos, buscar referências, assim como aqueles gibis que lia ou desenhos que assistia.

     Essas experiências também me despertaram para a licenciatura, a arte de ensinar arte ou de estimular arte. Sempre cri e estimulei crianças ao meu redor para a produção das artes ou a iniciativa que é possível qualquer um desenhar e se aperfeiçoar em desenhos. Acredito que essa matéria tem grande importância na formação e contribui com a expressão e desenvolvimento intelectual da criança, o que coopera para outras áreas de conhecimento. Em suma, foram todas essas vivências e experimentações que me trouxeram para a UFSB e por meio dela, hoje também tenho provado novas experiências e tenho alcançado meios para interagir com outros meios e outras pessoas.

    Além do envolvimento com a licenciatura outro aspecto que sempre me envolveu foi o fato de tornar concreto aquilo que muitas vezes está em nossa imaginação, o que isso quer dizer? A sensação que o fazer/criar traz é quase que inexplicável, você conseguir trazer materialização aquilo que estava no imaginário e que muitas vezes conversa conosco e os demais de diversas maneiras, isso é gratificante. E essa ação é muito mais completa quando você pode satisfazer o desejo de outra pessoa na concretização de uma ideia ou produção, a satisfação e contentamento por estar envolvida com aquela obra é duplo.

Produções artísticas
Oficina: Eu faço arte

Essa oficina foi realizada pelo componente de Processo de Criação e Ensino-aprendizagem em artes no ano passado, 2022; orientada pelos professores Fábio e Martin. A oficina teve por objetivo incentivar as crianças a acreditar em suas capacidades, despertar a confiança em suas habilidades e gostos, além de despertar sua imaginação e abrir portas para o desenvolvimento e aplicação em muitos outras áreas de interesse. Seguindo a ideia de que habilidades podem ser desenvolvidas, desde que haja o incentivo e práticas sobre a mesma. Sendo sua essência aplicável em qualquer outro cenária na vida de uma criança, cujo objetivo seja impulsiona-la a fazer algo ou mesmo a acreditar em si.

A oficina foi idealizada para incentivar as crianças a se aplicarem em algo que lhes desperte interesse, mas que em muitas vezes não há incentivos externos ou mesmo autoconfiança para insistir, cuja realização de um simples desenho pudéssemos reforçar essa compreensão. Programamos a oficina para um lugar com fácil acesso as crianças da comunidade, onde poderíamos recebe-las com conforto e onde se sentiriam à-vontade. Desenhos “simples” formam escolhidos para que todos pudessem ser incluídos.








Produção Cultural munícipio de Itapitanga

São João de Volta ao Baforé


No São João de 2022 fui convidada para compor a equipe dos artistas que fariam as artes e cenografias usadas no São João da cidade. O tema escolhido foi a origem da cidade. Montamos uma rua com estabelecimentos e casas de valor históricos-sociais para a cidade; representando nossa essência. Foi mágico ver idosos, pessoas que fizeram parte dessa construção e desenvolvimento se deslocarem ao local e se emocionarem ao falar e lembrar sobre. É visível que por mais que as configurações territoriais e paisagem tenham sido sobrepostas a relação construída com aqueles espaços ainda possuem o mesmo valor e significado para eles.

A produção artística foi composta por flamulas com pessoas de importância histórico para a cidade, sendo representados por caricaturas no estilo de xilogravura, assim como demais desenhos ou letreiro. A parte da entrada para a praça onde ocorreu os shows, seguia um corredor com uma casa de olaria, com objetos antigos; seguindo uma galeria com fotos desde do início da construção e desenvolvimento da cidade, eventos, visitas de políticos da época, concursos e desfiles dos colégios, etc. Esse foi um desafio prazeroso, a importância e representatividade em estar envolvida nesse movimento cultural da minha cidade foi de grande valia pessoalmente falando e também pela provocação a fazer artes que ainda não tinha experimentado.











Parede decorada

Quarto de bebê


Essa produção foi um pouco depois a produção do São João, eu e uma amiga/parceira artista nos jogamos e arriscamos nessa arte. Confiamos em nossas habilidades artísticas e experiências obtidas com o trabalho do São João e iniciamos esse trabalho para o bebê de uma grande amiga. Aplicamos todas a técnicas e aprendizados no trabalho passado para a confecção dessa parede, a arte foi de escolha pessoa, e foi mais uma barreira rompida, mais uma possibilidade em quanto artistas. Usamos materiais de uso comum para parede, como tintas, e utilizamos canetões para alguns detalhes. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Poeira Flutuante

“... há uma sugestão que funciona como um grão de poeira que, suspenso no ar, irá convocar uma gota de chuva. Antes da obra, o que existe nã...