quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A visão de Paulo Freire sobre o ensino

 Paulo Freire de maneira clara, evidência pontos primordiais da pedagogia. Ao mesmo tempo que revela esses pontos, aborda os problemas e paradigmas que existem, revelando de maneira desnuda e sem mistério uma abordagem capaz de remodelar a educação e suas práticas, restaurando sua credibilidade e esperança tanto nos docentes, discentes e sistema.

É preciso reconhecer que existe grande responsabilidade em ambos agentes, tanto o docente, quanto o discente. E está interpretação e prática dependem inicialmente da atuação do docente. Este quando paramentado com práticas ultrapassadas como o autoritarismo, a arrogância, o controle, a geração de dependência, a incompetência, comprometem totalmente o ensino, colocando-o em segundo plano e expondo assim seu deleite pelo domínio.

Toda essa conjuntura interfere na aprendizagem, na relação professor-aluno, na autoridade, liberdade, disciplina, autonomia, crescimento, criatividade, etc. Todos esses pontos estão profundamente ligados e são indissociáveis, sendo vias de mãos dupla. Paulo explica como se dá essa relação e esses processos, como já mencionados, tudo se inicia com a competência e segurança do docente, pois são estes que norteiam o método de autoridade aplicado, o entendimento sobre liberdade e responsabilidade que o mesmo deve promover ao aluno, assim como a autonomia do mesmo, a percepção e sensibilidade para entender que a agitação é uma resposta por aquilo que se instiga. Estás aplicadas de maneira democrática, influenciam no discente uma verdadeira disciplina, liberdade, segurança em si e um real interesse por aquilo que se ensina, remodelando o indivíduo através do conhecimento que ele mesmo vai construindo. 

Aquele que promove o verdadeiro conhecimento, e esse não somente pelo usa das palavras, mas também pela conduta ética, estimula no discente responsabilidade, um crescimento autônomo, uma verdadeira transformação de sua compreensão, e nisto consiste a verdadeira pedagogia. Mas Freire também nos alerta sobre a valorização do docente, sobre a necessidade de se investir e capacitar os mesmos, para que toda essa abordagem não seja algo inalcançável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poeira Flutuante

“... há uma sugestão que funciona como um grão de poeira que, suspenso no ar, irá convocar uma gota de chuva. Antes da obra, o que existe nã...