Paulo Freire de maneira clara, evidência pontos primordiais da pedagogia. Ao mesmo tempo que revela esses pontos, aborda os problemas e paradigmas que existem, revelando de maneira desnuda e sem mistério uma abordagem capaz de remodelar a educação e suas práticas, restaurando sua credibilidade e esperança tanto nos docentes, discentes e sistema.
É preciso reconhecer que
existe grande responsabilidade em ambos agentes, tanto o docente, quanto o
discente. E está interpretação e prática dependem inicialmente da atuação do
docente. Este quando paramentado com práticas ultrapassadas como o
autoritarismo, a arrogância, o controle, a geração de dependência, a
incompetência, comprometem totalmente o ensino, colocando-o em segundo plano e expondo
assim seu deleite pelo domínio.
Toda essa conjuntura interfere
na aprendizagem, na relação professor-aluno, na autoridade, liberdade, disciplina,
autonomia, crescimento, criatividade, etc. Todos esses pontos estão
profundamente ligados e são indissociáveis, sendo vias de mãos dupla. Paulo explica
como se dá essa relação e esses processos, como já mencionados, tudo se inicia
com a competência e segurança do docente, pois são estes que norteiam o método
de autoridade aplicado, o entendimento sobre liberdade e responsabilidade que o
mesmo deve promover ao aluno, assim como a autonomia do mesmo, a percepção e
sensibilidade para entender que a agitação é uma resposta por aquilo que se
instiga. Estás aplicadas de maneira democrática, influenciam no discente uma
verdadeira disciplina, liberdade, segurança em si e um real interesse por
aquilo que se ensina, remodelando o indivíduo através do conhecimento que ele
mesmo vai construindo.
Sem comentários:
Enviar um comentário