Fonte: https://www.google.com/search?q=universidade&tbm=isch&tbs=rimg:CQtFDz4F-Rk9YbjYvFfFsdzcsgIGCgIIABAA&hl=pt-PT&sa=X&ved=0CAIQrnZqFwoTCLCxsI-M1PMCFQAAAAAdAAAAABAK&biw=1349&bih=568#imgrc=_yr3fOBbjN1l0M
Com todas essas
influências que perduram até hoje, isto devido a comportamentos terem sido cativadas
e conservados, percebeu-se a necessidade de uma nova transfiguração desse
cenário. Surgem então projetos com genuíno interesse em mudar a vida curricular,
colocando como objetivos principais uma consciência crítica e a real
competência mediante as necessidades da sociedade. Inspirando-se no grande
educador Anísio Teixeira, que estremeceu a educação brasileira, tende-se de
maneira abrangente e radical, inovar a estruturação dos cursos acadêmicos,
assim sendo temos a Universidade Nova.
A Universidade
Nova, que de início contemplaria a UFBA, ganhou notoriedade e sua finalidade
foi propagada a nível nacional. Está consiste em dispor os cursos de graduação com
ciclos de formação geral e especifica. Cada ciclo possui etapas e objetivos, a
formação geral visa somar conhecimentos, habilidades práticas e intelectuais
sobre a vivência, a formação específica visa um campo de conhecimento
especifico, devindo-se em matérias obrigatórias, optativas e livres, tendo
entendimento que em cada área existe sua especificidade.
Inserida a
composição geral, estão os eixos de linguagens, de interdisciplinar em temática
e o eixo integrador. A estrutura de linguagens possui ramificações pela língua
portuguesa, estrangeira, matemática e artístico. A interdisciplinar em temática
é formada por estudos da atualidade, formação na cultura humanística, artística
e cientifica. Já a composição especifica são divididos em três eixos,
direcionamento profissional, área de concentração e integrador. O
direcionamento profissional é opcional, e tem por objetivo promover um olhar
geral sobre as carreiras profissionais. A área de concentração promove
preparação profissional. O integrado promove assimilação do conteúdo.
Conclui-se que a universidade nova consegue atingir propósitos individuais, pois promove o acadêmico e cidadão a um nível criterioso de conhecimentos e habilidades, com responsabilidade prática no acolhimento das necessidades da sociedade. E também no nível coletivo, pois esses mesmos agentes que promovem mudanças ao particular, produzem em cadeia transformações coletivas, como bem nos exemplifica Santos e Filho quando cita as áreas da política social, que são alvo de estudos e pesquisas.
Sem comentários:
Enviar um comentário