segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Novo olhar para a Universidade

 
Fonte: 
https://www.google.com/search?q=universidade&tbm=isch&tbs=rimg:CQtFDz4F-Rk9YbjYvFfFsdzcsgIGCgIIABAA&hl=pt-PT&sa=X&ved=0CAIQrnZqFwoTCLCxsI-M1PMCFQAAAAAdAAAAABAK&biw=1349&bih=568#imgrc=_yr3fOBbjN1l0M


Os fundamentos estruturais da universidade vêm ao longo dos tempos sendo remodelados e sofrendo influências a nível internacional e nacional, entre esses fatores podemos citar dois que em períodos diferentes foram norteadores ou interventores no modus operandi das instituições de ensino superior.  Temos então o ensino escolástico, base para o ensino europeu, o qual nos servia de modelo e o período militar no Brasil, que usou o campus universitário como uma base de extensão para o controle, tantos dos estudantes e professores como para o controle e adulteração dos conteúdos.

Com todas essas influências que perduram até hoje, isto devido a comportamentos terem sido cativadas e conservados, percebeu-se a necessidade de uma nova transfiguração desse cenário. Surgem então projetos com genuíno interesse em mudar a vida curricular, colocando como objetivos principais uma consciência crítica e a real competência mediante as necessidades da sociedade. Inspirando-se no grande educador Anísio Teixeira, que estremeceu a educação brasileira, tende-se de maneira abrangente e radical, inovar a estruturação dos cursos acadêmicos, assim sendo temos a Universidade Nova.  

A Universidade Nova, que de início contemplaria a UFBA, ganhou notoriedade e sua finalidade foi propagada a nível nacional. Está consiste em dispor os cursos de graduação com ciclos de formação geral e especifica. Cada ciclo possui etapas e objetivos, a formação geral visa somar conhecimentos, habilidades práticas e intelectuais sobre a vivência, a formação específica visa um campo de conhecimento especifico, devindo-se em matérias obrigatórias, optativas e livres, tendo entendimento que em cada área existe sua especificidade.

Inserida a composição geral, estão os eixos de linguagens, de interdisciplinar em temática e o eixo integrador. A estrutura de linguagens possui ramificações pela língua portuguesa, estrangeira, matemática e artístico. A interdisciplinar em temática é formada por estudos da atualidade, formação na cultura humanística, artística e cientifica. Já a composição especifica são divididos em três eixos, direcionamento profissional, área de concentração e integrador. O direcionamento profissional é opcional, e tem por objetivo promover um olhar geral sobre as carreiras profissionais. A área de concentração promove preparação profissional. O integrado promove assimilação do conteúdo.

Conclui-se que a universidade nova consegue atingir propósitos individuais, pois promove o acadêmico e cidadão a um nível criterioso de conhecimentos e habilidades, com responsabilidade prática no acolhimento das necessidades da sociedade. E também no nível coletivo, pois esses mesmos agentes que promovem mudanças ao particular, produzem em cadeia transformações coletivas, como bem nos exemplifica Santos e Filho quando cita as áreas da política social, que são alvo de estudos e pesquisas.

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